THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

sábado, 4 de setembro de 2010

Rumiko Takahashi

Rumiko Takahashi (高橋 留美子, Takahashi Rumiko, 10 de outubro de 1957) é uma mangaka japonesa. Ela é criadora de muitos mangás, incluindo Turma do Barulho (título que Urusei Yatsura ganhou no Brasil), Ranma ½, InuYasha e Maison Ikkoku. Todos os trabalhos alcançaram tamanho sucesso nas terras nipônicas e ficaram internacionais. O primeiro trabalho profissional de Rumiko foi Those Selfish Aliens, que a fez ganhar o prêmio de "New Artist Award".

Rumiko-sensei, como é chamada pelos fãs mais íntimos com seus trabalhos, apesar de ser a dona de uma fortuna de alguns milhões, é uma pessoa simples que nunca deixa de exibir um sorriso. Sua especialidade em tramas é fazer a boa e velha comédia romântica, também por satirizar o cotidiano da vida japonesa. Ingredientes que fazem fãs até hoje, nas telas do mundo todo.

Ranma ½, um dos maiores sucessos da autora, foi lançado em 1987, e apesar da "idade", é um anime que ainda conquista público, sem "envelhecer" no gosto dos fãs. Nove meses depois de finalizar este, veio InuYasha, que não fica de fora desse balaio: só ele já falou mais de 9 línguas em diversos países.

Rumiko foi chamada pela Sunrise, a produtora de InuYasha e Gundam Wing, para supervisionar o projeto do anime para a televisão, para ter a segurança de que o trabalho sairia em perfeito estado para os fãs.

Os mais de 20 anos da carreira de Rumiko Takahashi são considerados de grande importância, pois ela foi a primeira mulher a trabalhar em mangás japoneses de renome, e o melhor, mangás que eram lidos a princípio por garotos, mas que, depois do sucesso de uma mulher na área, atraiu o público feminino em peso. Rumiko serviu de inspiração para a também conhecida Naoko Takeuchi (autora de Sailor Moon). Rumiko ficou tão famosa que ganhou até um título: "The Princess of Manga" (A Princesa do Mangá), além de outros grandes prêmios como "New Comic Artist Award" de Shogakukan (Prêmio Artista Revelação de Quadrinhos de Shogakukan) em 1978 e o "Inkpot Award" nos EUA em 1994.

Obras:
  • InuYasha
  • Ichi-Pound no Fukuin
  • Kyokai no Rinne
  • Maison Ikkoku
  • Mermaid's Forest
  • Ranma 1/2
  • Urusei Yatsura

0 comentários: